Olá minha gente

Olá minha gente...É com muito e quase incontido prazer que começo este pequeno e singelo cantinho dos "aconchegos" reflexivos, poéticos, espirituais e a que mais nosso coração desembestado promover em sua verdade.

Não é meu e de ninguém. É de todos para todos. Não se sintam "avexados" em "brincar" com as palavras, sons, movimentos, imagens ou seja lá o que vier e estiver escondido.

Sejam Bem vindos, indo e vindo

Antes que eu me esqueça...

Vamos Brincadoquê????


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

REFLEXÃO SOBRE OS TEXTOS
“Cultura, Sociedade, arte e educação em um mundo pós-moderno”.
Arthur Efland
“A necessidade da Arte”
Fayga Ostrower


Minha reflexão começa na tentativa de unir os textos. Fundir falas baseadas em minhas grandes dúvidas, tentando fundir a cuca com gosto.
A Fayga inicia seu texto comentando aquilo que para mim é dúvida cruel e que oras possuo a resposta nas minhas mãos e oras escorregam me deixando a deriva neste mar sem fim. Então lhe pergunto “s” sem o mínimo de academicismo.
----------

Arte para educação infantil. Onde entra a técnica deste ensino? Podemos chamar este ensino de “vivência” de “referência”? O que é atividade livre e quais as interferências que o educador deve fazer se é que ele deve interferir. Alias, que tipo de liberdade estamos falando, uma liberdade “moderna” ou “pós-moderna” ou quem sabe de nenhuma das duas? Existe um movimento, um período, uma forma, um molde, um sistema que seja impermeável à falhas? Quem esta na sala, ou melhor, quem “é” na sala? O professor específico, o educador ou um artista? Será que tudo isso se separa? Onde entra o poeta nesta história toda? Arte é sós artes plásticas ou aquela imortal frase “Para viver nos dias de hoje” e sempre “tem que ser artista” diz alguma coisa? O palhaço é um educador?

---------

Que falta faz um mestre! Aquele que anda sobre a corda bamba com a máxima sutileza. Exibe tensão e relaxamento num bailar como numa brincadeira de roda. O não e o sim a gargalhar juntos. O tao e o ista. O tao art-ista que brinca com a vida sem um pingo de arrependimento. O mestre que faltava em mim não está longe, mas nem perto. Nem acima nem abaixo. Talvez dentro e quem sabe fora. Num apego ao desapego. Num simples que conforta e acalenta aquilo que clamo por com-vivência.

---------

Olho para trás e procuro o pós-moderno e o moderno que me habitam. Eu passo a ser um micro representante que belisca o original sem visitar o passado quando ao mesmo tempo, presente em minha originalidade encontro resquícios, cheiros da terra que tinge meus pés descalços de cada dia.
Quem sabe morra e me torne árvore. Presa ao chão. Com as mais longas e fincadas raízes. Mas que meu fruto cheire cheiro novo, cor nova, sabor novo.

---------

Tem uma pitangueira no quintal de amanhã que nunca deu o mesmo fruto e nunca saiu de mesma cor nem mesmo cheiro. “Cê acredita, sô?”.

Rogério Rodrigues
set/08

Nenhum comentário:

Você pratica o que você ensina?